Início > SQL Server > Profissional 5 estrelas, minhas considerações

Profissional 5 estrelas, minhas considerações

Galera, fiz as provas do programa de profissional 5 estrelas de SQL Server no TechNet. Fiz o update do meu transcript para conseguir a 5º estrela, já que é necessário provar que você fez o exame 70-431 para obter a 5º estrela. Daqui a 72 horas úteis(nem sei quanto da isso em dias…) a 5º estrela deve aparecer no meu nome.

 

Segue minhas considerações em relação ao programa.

 

Bom, a uns 9 anos atrás quando eu ainda estava na fase pesada de estudos de informática, pra mim o programa foi bem interessante, cheguei a fazer várias provas de Segurança, ASP, C#, VB, .NET e etc… Na época isso foi legal e tals, e até que serviu bastante pra me ajudar a estudar sobre as tecnologias MS.

 

Mas hoje, penso que o programa deveria ser diferente. Se eu parar pra pensar, pra mim, para o que servem estas estrelas?

 

Acho que pra nada, na melhor das hipóteses para mim serviu como passatempo. Creio que a MS deveria ter um programa de incentivo para profissionais qualificados com 5 estrelas. Existem várias formas de fazer isso, seja divulgando melhor o nome deles, dar prêmios, descontos de softwares, voucher para certificação, convites para eventos, e por ai vai.. pensar em como fazer isso não problema meu é problema deles.. e eles tem pessoal de Marketing muito melhores do que eu para pensar nisso…

 

Considerações em ao material de estudo.

 

Os materiais são bem interessantes, mas é pouca coisa. O MSDN e TechNet tem MUITA coisa sobre SQL Server, portanto seria mais um “juntar” tudo e disponibilizar como material. Não precisa criar muita coisa nova, quase tudo já existe.

 

Por falar em juntar, na minha opinião ter tanta coisa em lugar separados é um grande problema, se é que podemos chamar isso de problema. Não tenho palavras para agradecer, todo o conteúdo que a MS disponibiliza para os profissionais que trabalham com seus softwares mas, isso não esta organizado. Nem um pouco organizado, tem coisa pra todo lado: MSDN, Technet, Support, Blogs, WebCasts, ScreenCasts, PodCasts, RadioCasts, Chats … se eu fosse listar todos os sites que tenho em favoritos relacionados a estudos daria mais de 200… Ei estou falando só sobre SQL Server, imagina se pegarmos os conteúdos de Win… o dia em que eu tiver tempo vou atualizar minha lista de Blogs e vocês vão entender melhor o que eu estou dizendo.

 

Considerações em relação as provas.

 

Para quem fez o exame 70-431 e tem o livro de treinamento, as perguntas chegam a dar vergonha. Simplesmente 80 % das perguntas são exatamente as mesmas feitas no livro. Na minha opinião o famoso ctrl-c ctrl-v entrou em ação. O que é uma pena de ser ver. Aproveitando o pena, outra coisa chata é o título da página de ranking completo, “Untitled Page” sensacional.

 

Algumas perguntas estão escritas parte em inglês parte em português, por exemplo, pergunta em português e resposta em inglês. Como as perguntas foram traduzidas do livro, algumas foram até traduzidas incorretamente.

 

Eu não gosto disso. Na minha opinião ou é tudo em inglês ou tudo em português, ok, eu sei que tem algumas palavras ou mesmo expressões que é melhor deixar em inglês, mas como eu disse, isso são “algumas”.

Isso me lembra alguns projetos que trabalhei que envolviam empresas multinacionais. Comumente recebo documentos escritos metade em inglês e a outra metade em espanhol, e as vezes os dois misturados, isso sem contar com os comentários em português.

A sim é uma multinacional, então tudo bem, tudo bem nada. Pra mim é falta de organização, escolhe um idioma e todos tem que usar o mesmo e ponto.

 

Conteúdo para profissionais que finalizaram as 5º estrelas.

 

Ok, ganhei a 5º estrela, e agora?

 

O MSDN e TechNet dão muito valor aos profissionais que estão iniciando, não estou dizendo que isso é ruim, eu me lembro muito bem que um dia eu precisei desse valor. Mas para quem já tem um pouco de experiência com SQL Server, não temos muita coisa avançada. Quantas WebCasts nível 300,400 você já assistiu? Ok talvez algumas, mas com certeza nenhuma em português. Quantos artigos, ou programas são disponibilizados com um conteúdo mais focado para profissionais já certificados, pouquíssimos(no momento não me lembro de nenhum).

 

Ok, eu sei que alguns profissionais MS estão empenhados em ajudar o conteúdo disponibilizado para a comunidade, eu realmente admiro essa ação, mas sei que sozinhos, conseguem muito pouco.

 

Sinceramente, eu ADORO quando leio um texto e ao terminar de ler não tenho a menor idéia do que li J. Assim eu leio denovo, e denovo… até entender. Esses tipo de conteúdo que eu quero ver. Quer alguns exemplos?

 

A look at Virtual Address Space – VAS

How It Works: SQL Server Page Allocations

How It Works: SQLIOSim – Checksums

Analisando o trace flag 1118

 

Conclusão

 

Bom galera, a pergunta que fica é: Vale a pena obter as 5 estrelas?

 

Na minha opinião a resposta é sim. Mas eu realmente gostaria que um dia este meu “sim” soasse como “Cara essa você não pode perder”.

Abraço.

Anúncios
Categorias:SQL Server
  1. Demétrio
    19 de fevereiro de 2009 às 19:31

    Fala Fabiano tudo bom cara. Concordo e também penso assim como você. Principamente quanto a juntar todas as informações num só lugar. Um exemplo é ter um fórum para infra e outro para SQL Server geral ( não concordo com isso ), poderiam ser em categorias diferentes, no entanto, no mesmo lugar. Quanto aos artigos citados, não achei o artigo do LUTI difícil de entender.Abraços

  2. Alex
    19 de fevereiro de 2009 às 20:57

    Concordo.basta ver os poucos nomes que existem no Ranking para ver que a procura é muito baixa.por curiosidade vou fazer as provas, se demorar para aparecer o meu nome lá…é porque estou precisando estudar mais…rrsss

  3. Fabiano Neves
    21 de fevereiro de 2009 às 13:52

    Então Demétro, pra você pode não ser, mas quando eu li, tive que ler várias vezes para assimilar todo o conteudo. Eu não quis dizer que a didática é ruim, e sim que o conteudo é excelente.Alex… Vale a pena fazer… dificil não está não… mas tbm não é facil, eu mesmo reprovei na que cairam um monte de perguntas sobre replicação… dai no outro dia fiz denovo… 🙂

  4. Demétrio
    28 de fevereiro de 2009 às 18:14

    Opa Fabiano, eu não quis ser metido não. E entendi que você quis dizer sobre um bom conteúdo. MNas voltando ao assunto, acho que vou ficar no máximo na 4ª mesmo pois minha certificação é 2008 e não pretendo pagar a 2005.Alex, concordo com você, poucas pessoas fazem o programa. Também acho que um post fixo no fórum poderia aumentar a quantidade de colegas no programa. Vou sugerir isso para Gustavo, Júnior ou outro moderador.Abraços

  5. Afranio
    9 de junho de 2009 às 12:58

    Fabiano, Estou estudando pelo livro que você citou. Minha prova é dia 19 de junho. Você teria alguma dica, ou recomendação? Será minha primeira prova de certificação. Obrigado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: