SQLSat147 em Recife-PE, Video e Arquivos…
![]() |
![]() |
Pessoal, no sábado passado dia 25/08 aconteceu o SQL Saturday 147 em Recife-PE.
O evento foi muito bom, mesmo com a baixa no número de inscritos versus o número de participantes… No Brasil, infelizmente temos um problema grave de se inscrever em eventos e depois não se preocupar se realmente vamos participar ou não…
No caso do SQL Sat, muito gente se inscreve só porque é de graça, e somente depois de fazer a inscrição vai pensar se realmente vai participar ou não… Sou a favor de cobrar 15 reais para participar do evento, e reverter o dinheiro para alguma obra de caridade… Desta forma tentamos minimizar os malas que se inscrevem só por se inscrever…
Abaixo você pode fazer o download dos arquivos que utilizei na minha sessão:
https://skydrive.live.com/redir?resid=52EFF7477E74CAA6!2052
Caso você tenha perdido, pode assistir minha sessão online… Novamente o @leomatos_sql fez o GRANDE favor de gravar minha apresentação, e eu já subi pro youtoba… segue o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=edAUgQ7XBe0
Errata:
Durante minha apresentação, ao falar de Non-SARGs eu dei a entender que você pode usar a function SubString em uma coluna na clausula WHERE que o SQL Server mesmo assim conseguiria fazer um seek em um possível índice… Não é bem assim ok ? … Foldable expressions que eu mencionei, são expressões que o SQL Server executa em tempo de compilação para conseguir fazer uma estimativa mais precisa da cardinalidade (quantidade de linhas que serão retornadas) do filtro.
Em alguns casos o SQL Server consegue sim fazer algumas “mágicas” para conseguir usar um possível índice mesmo que você manipule a coluna utilizada para filtro… que é o caso de uso de CONVERT ou ISNULL (nem sempre QO consegue fazer o seek)… Continuo dizendo o seguinte… se mexer na coluna do WHERE, OLHE NO PLANO para ter certeza de que o SQL Server conseguiu fazer uso do índice…
Se ficar alguma dúvida, me avisa que explico isso melhor…
Abs.
Legal, parabéns pela apresentação, realmente coisas de graça parece que o pessoal não leva a sério, uma pena.
abraços
capin
Que pena que é assim né? …
“Já que é de graça, vou me inscrever para garantir minha vaga… se der eu vou…”
Esse pensamento ta errado, e cobrar 10 reais já elimina esse mala.
Valeu pelo comentário…
Fabiano parabéns, sua palestra no SQL Saturday recife foi muito boa. Eu estava lá e valeu muito a pena, pois quero me tornar DBA SQL Server. Para quem não foi, não sabe a oportunidade que perdeu. Muito sucesso.
Abraços
Luiz Antonio