Estudar SQL Server? Como começar? – 1
Aproveitando a resposta de um e-mail que escrevi para um Amigo, vou colar aqui, segue:
Faaaala Fabiano blz cara?
Parabens pelo blog,tenho acompanhado ele e esta muito bom,eu gostaria depois de te mandar um artigo que o paralelismo é muito ruim..rsrsrs…..vou te provar que é ruim…quais que tem sido sua fonte de tunning? Deixa seu telefone depois para trocarmos umas figurinhas q q vc acha?
Att
Escrever no blog me ajuda MUITO a aprender, começar a escrever foi uma dica que peguei com o Luciano Caixeta Moreira, alias ele foi o cara que me incentivou em muita coisa, devo muito a ele. Depois de todas as ajudas que ele me deu, fiquei com uma pergunta na cabeça, “Meu, porque o Luciano está fazendo isso por mim? O que ele ganha com isso?” … a resposta que vem em minha mente é, porque o cara é muito gente fina, não tem medo, nem o orgulho de ser “superior” aos outros.
Me manda o artigo sobre Paralelismo sim. Vou ler e mandar pro meu amigo Junior ele vai virar seu fã 🙂.
Sobre minhas fontes de Tunnig, se prepara porque eu aproveitei este e-mail para criar um post que fazia tempo que eu queria escrever.
O que eu faço para me manter atualizado, e aprender cada vez mais? Bom segue abaixo minha rotina de estudo, depois de ler você pode ser perguntar, “A mais ele não faz tudo isso”, sim eu faço.
Eu tenho lido MUITO coisa em blogs, no final deste post coloquei a lista com meus atuais RSSs. (Tive que colocar outro post, porque aqui na cabia)
Também não perco uma publicação dos artigos oficiais da Microsoft, já lançaram muita coisa boa, desde SQL 7.0 a 2008. Só por ai já tem coisa pra ler por 6 meses.
Sempre fico de olho nos posts de possíveis erros no site connect, leio sobre possíveis melhorias de tunning.
http://connect.microsoft.com/SQLServer
Baixo livros da Internet e leio capítulos que me interessam, outros leio inteiro. Compro livros, principalmente os que mais me interessam, por ex: os da Serie Internals da Denaley e os Training Kits.
Também vira e meche eu leio artigos MUITO técnicos, e excelentes do seguintes links:
http://research.microsoft.com/en-us/
http://www.sigmod.org/sigmod/index.html
http://www.sqlpass.org/LearningCenter/TechnicalArticles.aspx
Também sou assinante da SQL Server Magazine americana, e da SQL Magazine brasileira, na brasileira, está pra sair um artigo que escrevi sobre Query Processor. Espero que este mês finalmente saia a publicação(já fechamos o artigo faz uns 3 meses).
Também recebo e-mails de News dos seguintes sites:
http://www.sqlservercentral.com/
http://www.sql-server-performance.com/
http://searchsqlserver.techtarget.com/
http://www.linhadecodigo.com.br/
Também sempre tento assistir as WebCasts que tem por ai, seja da Quest, Idera, Microsoft. Tento ouvir PodCasts, RadioCasts, chats e entrevistas online. Procuro por eventos online, e vídeos de gravações de eventos. Tento achar vídeos sobre o assunto que estou querendo saber mais.
Fora isso, tento me manter o mais próximo possível dos fóruns MSDN e TechNet, aprendo muita coisa lá.
Quando tenho alguma dúvida em relação a algum problema interno do SQL, e não acho muita referência na internet, entro em contato direto com “os caras” da Microsoft.
Meu principal contato é o Conor, posso considerá-lo como meu mentor em SQL Server, o cara é gente finíssima, espero conhecê-lo pessoalmente em breve.
Conor Cunningham – Architect no Query Processor Team
Todos estes outros abaixo eu já troquei e-mail, e você pode estar pensando, e eles respondem? Sim, eles respondem. Claro que eu não fico pentelhando e abusando, com perguntas estúpidas. Mas sempre que preciso eles estão lá pra me dar um help.
Na lista abaixo, tem de tudo, PHDs formados em Harvard, MVPs e etc… só a “nata”.
Craig Freedman – SQL Engine
Bart Duncan – SQL Manageability Team
Cesar Galindo-Legaria – Development Lead
Boris Baryshnikov – SQL Engine
Surajit Chaudhuri – Principal Researcher
Kalen Delaney – Dispensa comentários…
Paul S. Randal – Dispensa comentários…
Kimberly L. Tripp – Dispensa comentários…
Luciano Moreira – Ex MS, Especialista em Desenvolvimento em SQL Server
Buck Woody – Program Manager
Eric Kang – SQL Developer, Escreveu a funcionalidade de Debug no SQL 2008
Richard Waymire – SQL Developer
Michael Rys – XML no SQL? é com ele.
Trika Harms zum Spreckel – Certificações
Gerry O’Brien – Certificações
Christian Kleinerman – SQL Engine
Jacob Sebastian – MVP SQL
hehehe…diz pra ele que minhas fontes de tuning acredito eu que não tão ruins assimParallelism on OLTP often kills performance (so turn it off)…http://blogs.sqlserver.org.au/blogs/greg_linwood/archive/2006/02/01/54.aspxSix reasons you should be nervous about parallelismhttp://sqlblog.com/blogs/aaron_bertrand/archive/2009/03/21/six-reasons-you-should-be-nervous-about-parallelism.aspxTenho mais alguns links sobre isto, mas ficaria muito extenso.Veja bem, eu não contra paralelismo em OLTP. Se existe é porque algum benefício tem. Mas infelizmente na maioria dos casos em OLTP que pego ele não é muito bem vindo. Óbvio que isso é varia muito de ambiente a ambiente, assim como a maioria das coisas em tuning.Se o SQL SERVER esta paralelizando alguma querie transacional, ele deve star fazendo o melhor que ele pode com as informações que ele tem (estatisticas, indices comportados..etc). Intaum setar o maxdop antes de analisar o porque ele esta paralelizando determinada querie pode mascarar um outro problema (estatistcas desatualizadas, indices faltando..etc)…mas via de regra se esta tudo ok, eu sempre dou olhadinha como fica sem o paralelismo.Abraços tio !!!!!